Removendo o alerta de Conteúdo Inseguro no WordPress - Bravulink

Removendo o alerta de Conteúdo Inseguro no WordPress

Conteúdo inseguro

Ter um certificado SSL agora é obrigatório para todos os sites. Não é apenas uma maneira de proteger seu site contra roubo de informações, mas também uma maneira de obter um bom ranqueamento de SEO em troca.

No entanto, instalar e gerenciar o certificado SSL e configurar seu site para HTTPS é um processo que pode envolver alguns “problemas”. Um dos problemas comuns é o erro “conteúdo inseguro” ou “conteúdo misto”.

Você acabou de ativar um SSL em seu site, mas quando foi acessar o link, reparou que o navegador mostrou uma exclamação no lugar do cadeado? Este erro ocorre quando utilizamos links absolutos como por exemplo (http://seusite.com.br) dentro do código fonte. Vamos aprender neste breve tutorial, como habilitar a opção https:// de forma fácil e rápida.

Esse é um dos problemas mais frustrantes que você pode encontrar, pois faz com que os visitantes acreditem que seu site hospeda conteúdo mal-intencionado ou nocivo, exibindo um aviso que pode os afastar.

Para evitar que esse erro afete seus negócios e tráfego, é extremamente importante corrigir o erro assim que você o notar. Neste guia, mostraremos como corrigir o erro de conteúdo misto usando um plug-in simples e gratuito. Continue lendo para ver como funciona.

O que é erro de conteúdo misto?

O erro de conteúdo misto (ou conteúdo inseguro) geralmente ocorre quando há um problema com a configuração HTTPS do site.

Por exemplo, quando você tem seu website configurado para HTTPS, mas suas imagens e outros links de mídia carregam sobre o HTTP, os navegadores o veem como atividade suspeita e insegura e fornecem um alerta de conteúdo misto para lembrar as pessoas que alguns links no site podem ser prejudiciais .

Bravulink Conteúdo inseguro 1

Quando o erro ocorre, navegadores como o Chrome e o Firefox exibem uma mensagem de aviso ao lado do bloqueio HTTPS, informando que o site hospeda conteúdo inseguro.

Bravulink Conteúdo inseguro 2

Em algumas situações, o navegador irá tão longe a ponto de bloquear scripts ou uma página se interpretar que o conteúdo inseguro pode ser prejudicial aos usuários. Especialmente quando um site usa HTTPS e carrega código como JavaScript em HTTP, os navegadores o veem como conteúdo malicioso e bloqueiam o carregamento dos scripts.

Como pode comprometer seu site

Na maioria das situações, o erro de conteúdo misto não inviabiliza seu website. Seus posts e páginas continuarão a carregar e o site funcionará normalmente. No entanto, manter esta condição pode prejudicar seu website e sua empresa.

Ver um alerta em um site é definitivamente um sinal amarelo. Imagine ir a um site para comprar algo e ver um aviso de conteúdo inseguro. Você se sentiria confortável em compartilhar suas informações de cartão de crédito com um site desse tipo? Acreditamos que não.

Às vezes, o erro também pode atrapalhar o design e o conteúdo do site. Por exemplo, se o Chrome bloquear o carregamento de um script JavaScript importante, o tema do site não será exibido corretamente para os visitantes do site. Ou mídias importantes, como imagens e vídeos, não serão exibidas aos usuários.

Como verificar erros de conteúdo misto

Felizmente, o erro pode ser facilmente corrigido. Mas primeiro, você precisa descobrir qual conteúdo causa o erro. Você pode fazer isso usando as ferramentas de desenvolvedor do navegador.

Bravulink Conteúdo inseguro 3

Ao usar o Chrome, carregue o site, clique com o botão direito e selecione Inspecionar para abrir o console de ferramentas do desenvolvedor (ou pressione Control + Shift + I ). Alterne para a guia Segurança para ver todos os alertas. Aqui você verá todos os erros de conteúdo misto relacionados ao website.

No Firefox, pressione Control + Shift I para acessar as ferramentas do desenvolvedor e você pode ver todas as mensagens de aviso na guia Console.

Com esse método, você pode descobrir que tipo de links, scripts ou mídia são carregados em HTTP e corrigir os links para carregá-los corretamente por HTTPS.

Como corrigir erro de conteúdo inseguro

Bravulink Conteúdo inseguro 4

Se você tem um site HTML, você terá algum trabalho para corrigir manualmente cada erro de conteúdo misto. Felizmente, há um plugin que permite que o WordPress corrija os erros instantaneamente.

Apropriadamente chamado de plugin SSL Insecure Content Fixer é feito especificamente para corrigir erros de conteúdo misto. Veja como isso funciona.

Etapa 1: Instalar o SSL Insecure Content Fixer

Bravulink Conteúdo inseguro 5

Comece por instalar primeiro o plug-in no seu site.

Entre no seu painel de administração do WordPress e vá para Plugins >> Adicionar Novo . Em seguida, procure pelo plug-in SSL Insecure Content Fixer .

Agora clique em Instalar e depois em Ativar .

Etapa 2: selecione qual conteúdo corrigir

Bravulink Conteúdo inseguro 6

Uma vez instalado, vá para a aba do plugin Configurações >> SSL Fixer conteúdo inseguro para ativar o plugin. Aqui você também pode escolher qual conteúdo precisa ser corrigido.

O plugin oferece 5 configurações diferentes para corrigir erros:

  1. Simples: Se você é um iniciante completo, este método é recomendado para tentar antes de tudo. Ele executa uma execução simples que corrige os erros mais comuns de conteúdo misto.
  2. Conteúdo: Esta opção faz correção de conteúdo e widget de texto além das correções que a opção Simples faz. Tente esta opção se a primeira opção não corrigir os erros.
  3. Widgets: Esta opção corrige todos os erros nas opções acima e também garante que os erros relacionados aos widgets do WordPress também sejam corrigidos.
  4. Captura: Esta opção irá corrigir todos os links em uma página do cabeçalho ao rodapé. Se os erros estiverem relacionados a scripts, essa opção irá consertá-lo. No entanto, isso pode afetar o desempenho do site.
  5. Capturar todos: esta opção corrige tudo. Use-o somente se todas as outras opções falharem.

Agora, se você usou as ferramentas de desenvolvedor do navegador para descobrir o que está causando o problema, é possível usar a configuração apropriada para corrigir os erros.

Passo 3: Ativar o Plugin

Bravulink Conteúdo inseguro 7

Para ativar, basta selecionar uma opção e percorrer todo o caminho até selecionar uma opção de Detecção de HTTPS .

Se você estiver usando um serviço CDN como CloudFlare ou KeyCDN, selecione a opção relacionada ao CDN.Caso contrário, deixe-o na “função padrão do WordPress” padrão.

Clique no botão Salvar alterações e o plugin fará seu trabalho.

Conclusão

O erro de conteúdo inseguro é algo muito comum e precisa ser corrigido assim que for observado. Apesar de não interferir no funcionamento do site pode afastar visitantes mais atentos.



Comentários

comentário(s)

Tags: , , ,

Related posts

Porque usar um VPS?

Usar um VPS (Servidor Virtual Privado) é uma ótima maneira de aproveitar um pouco...

Porque usar um firewall?

Queremos destacar uma das ferramentas mais importantes e utilizadas para proteger um servidor na...

Como criar um site?

Impressionar os seus amigos, compartilhar idéias e alcançar pessoas em todo o mundo. Tudo...

O que é FFmpeg?

FFmpeg é uma ferramenta que implementa um descodificador e, em seguida, um codificador. Isto...

O que é código EPP?

O Extensible Provisioning Protocol (EPP) é um protocolo concebido para a atribuição de objetos...