Novo WordPress 5.0! Muitas novidades na nova versão! - Bravulink

Novo WordPress 5.0! Muitas novidades na nova versão!

Novo WordPress 5.0 com grandes novidades!

Cada vez que uma nova versão do WordPress é lançada, ficamos empolgados para começar a experimentar logo seus novos recursos. No entanto, poucas versões do passado causaram tanto burburinho em torno deles quanto o novo WordPress 5.0, por causa dessas duas palavras simples: Gutenberg Editor .

Gutenberg é uma reestruturação completa do editor do WordPress. Quando o WordPress 5.0 for lançado (possivelmente entre 27 de novembro de 2018 e 22 de janeiro de 2019), a maneira padrão como as pessoas criam conteúdo com o WordPress mudará radicalmente.

Grandes alterações na sua plataforma favorita podem ser difíceis de aceitar. No entanto, mesmo as plataformas mais populares, como o WordPress, precisam se adaptar aos tempos, ou correm o risco de perder mercado. Gutenberg é um salto ousado, e não é a única atualização que está chegando.

Neste artigo, vamos discutir o que torna o novo WordPress 5.0 único em comparação com as versões anteriores, e depois abordaremos o que esperar do WordPress 5.0 e do Gutenberg Editor. Vamos falar sobre o futuro!
 

O novo WordPress 5.0 será um salto maior do que as últimas atualizações recentes

Se você já usa o WordPress por algum tempo, certamente saberá o quanto a plataforma mudou ao longo do tempo. Até mesmo as atualizações individuais costumam trazer mudanças significativas. Por exemplo, a atualização 4.9 ‘Tipton’ permitiu que os usuários agendassem alterações de design no WordPress Customizer para que pudessem ser ativados em datas posteriores, assim como os pós-rascunhos.

O WordPress 4.8, por outro lado, nos trouxe muitas atualizações de widgets. Por exemplo, se você quisesse imagens em seus widgets no passado, teria que adicioná-las manualmente. Agora, há três widgets de mídia dedicados para arquivos de imagem, áudio e vídeo.

Outro dos recursos favoritos da versão 4.8 é a opção de verificar eventos WordPress que exibe eventos da comunidade do WordPress próximos a localização do usuário logado no painel.
Uma lista de eventos do WordPress nas proximidades.

No entanto, todas as mudanças que mencionamos até agora foram incrementais. Elas são úteis, mas não alteram o jogo. A maioria das atualizações do WordPress tem sido mais para correções e pequenas funcionalidades, mas não grandes saltos –  até o novo WordPress 5.0.

O que esperar do novo WordPress 5.0

O WordPress 5.0 está literalmente chutando o “incremental” para escanteio com mudanças bastante importantes. A maior é o já mencionado editor de Gutenberg, sobre o qual falaremos daqui a pouco.

Mas o WordPress 5.0 também se destaca em como a plataforma lida com as versões. Até então era comum contarmos com dois grandes lançamentos do WordPress por ano, com diversas mini-atualizações nesse meio tempo.

Agora, a equipe principal do WordPress está planejando deixar o modelo de lançamentos programados. A ideia é que, removendo a pressão de prazos pré-determinados, a plataforma poderá dar saltos mais significativos, e não receber mais atualizações que parecem não ter conteúdos significativos.

Mudanças Significativas

  • O foco da plataforma é promover uma experiência de construção de sites mais intuitiva. O WordPress já lidera em termos de participação de mercado. E, ao melhorar a funcionalidade de criação de sites, a equipe principal tem como objetivo manter essa participação de mercado contra o aumento de construtores de sites hospedados.
  • Veremos algumas melhorias na API do WordPress. A WordPress Rest API ajuda os desenvolvedores a criarem mais recursos, facilitando o envio e a extração de dados em seu site. Esta atualização significa que os desenvolvedores poderão criar aplicativos mais facilmente usando a plataforma como uma estrutura.
  • A criação de temas personalizados ficará mais fácil. No passado, você precisava de pelo menos um plano de desenvolvimento simples para montar um tema do WordPress. Com o Gutenberg, a criação de temas se tornará muito mais acessível.
  • Os plugins do construtor de páginas podem perder alguma relevância. Existem muitas ferramentas fantásticas de criação de páginas que você pode usar com o WordPress, algumas das quais rivalizam com plataformas profissionais. Gutenberg não será páreo para eles no começo, mas pode desestimular as pessoas de usá-los a longo prazo.

O que o editor de Gutenberg significa para você

o novo editor Gutenberg no WordPress 5.0

O lançamento de Gutenberg significa que você precisa se familiarizar com uma nova experiência de edição.

No momento, o novo WordPress 5.0 está programado para ser liberado em 27 de novembro de 2018 e 22 de janeiro de 2019, embora essa data possa ser adiada, se necessário.

Não entre em pânico – se você não quiser usar o Gutenberg Editor, você ainda poderá manter o editor clássico instalando o plugin oficial do Classic Editor .

No entanto, você pode ter a vantagem de descobrir exatamente o que você está procurando. Agora, você pode testar uma versão beta do Gutenberg instalando um plugin simples. Ou, se você quiser apenas brincar com o Gutenberg Editor sem instalar o plugin, você pode usar o site Frontenberg.

Nós não recomendamos instalar o plugin em seu site em produção (ativo) ainda. Em vez disso, use um site de teste ou um site de teste do WordPress.

pub
Suporte para WordPress

Gutenberg também vai afetar temas e plugins

Além de sua própria experiência de edição, o Gutenberg também trará mudanças importantes para muitos dos seus plugins e temas favoritos . Provavelmente veremos o surgimento de vários temas amigáveis ​​ao Gutenberg, que serão desenvolvidos para aproveitar todos os novos recursos oferecidos pelo editor.

Da mesma forma, você verá alterações com alguns de seus plug-ins favoritos. Muitos plug-ins interagem diretamente com o editor do WordPress, seja para adicionar novas funcionalidades ou incluir códigos de acesso. Esses plugins precisarão se tornar compatíveis com o Gutenberg, a menos que eles queiram afastar uma grande parte de sua base de usuários. 

Quando é a data de lançamento do novo WordPress 5.0?

A equipe principal do WordPress agendou uma data de lançamento, proposta para 27 de novembro de 2018 . Embora essa seja a estimativa neste momento, eles possuem uma margem para fazerem o release até 22 de janeiro de 2019.

Assim:

  • Na melhor das hipóteses , você poderá ver o WordPress 5.0 em 27 de novembro de 2018.
  • Mas se a equipe perceber que ainda há algo a trabalhar, o WordPress 5.0 pode ser lançado até 22 de janeiro de 2019.

Prepare-se porque as vezes eles estão mudando

Cada versão principal do WordPress traz mudanças na forma como usamos a plataforma. No entanto, mesmo antes de sair, podemos dizer com absoluta certeza que 5.0 mudará fundamentalmente a maneira como a maioria das pessoas interage com o WordPress por causa do Editor de Gutenberg.

Se você é “old-school”, você será capaz de ficar com o editor clássico do WordPress através de plugins. No entanto, se você planeja se adaptar, você deve começar a ler como o Gutenberg funciona o quanto antes. Isso dará a você uma vantagem sobre a concorrência.

>> Hospedagem WordPress sempre atualizado!

É Bacharel em Administração e Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação. Possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação nos setores público e privado. Divide seu tempo entre trabalho, família, motocicletas, retro games e produzindo conteúdos para o blog da Bravulink.



Comentários

comentário(s)

Related posts

Porque usar um firewall?

Queremos destacar uma das ferramentas mais importantes e utilizadas para proteger um servidor na...

O que é o MariaDB?

MariaDB é o substituto para o MySQL e está disponível sob os termos da...

O que é código EPP?

O Extensible Provisioning Protocol (EPP) é um protocolo concebido para a atribuição de objetos...

O que é Nginx?

O Apache que tinha estado na vanguarda desde o renascimento da web, está agora...