Escolher um nome de domínio: 4 etapas para um nome perfeito - Bravulink

Escolher um nome de domínio: 4 etapas para um nome perfeito

Escolher um nome de domínio

Lutando para escolher um nome de domínio? Escolher o nome de domínio certo é uma das coisas mais importantes para o seu site. Além de definir seu site, seu nome de domínio transmitirá informações importantes para os visitantes e mecanismos de pesquisa.

Felizmente, existem alguns métodos confiáveis ​​que você pode usar para tornar seu nome de domínio o mais eficiente possível. Por exemplo, você pode pesquisar palavras- chave fortes para incorporar em seu conteúdo, usar um gerador de nome para obter ideias e basear sua decisão final em alguns critérios importantes.

Neste artigo, vamos orientá-lo sobre como escolher um nome de domínio que beneficiará seu site, usando quatro etapas simples e algumas ferramentas.

Por que vale a pena pensar um pouco no seu nome de domínio?

O nome de domínio é o endereço do seu site na Internet. E, embora não seja a única coisa que afete o sucesso do seu site, existem vários motivos pelos quais é importante escolher um nome de domínio cuidadosamente:

  • Um nome único e memorável tem mais chances de fazer com que os visitantes voltem.
  • Seu nome de domínio pode dar imediatamente aos novos visitantes uma ideia do que se trata seu site.
  • Nomes de domínio têm impacto sobre o Search Engine Optimization (SEO) .
  • Alterar o nome do seu domínio depois de criar seu site pode trazer complicações que consomem tempo.
  • Os nomes têm poder – isso vale tanto para um site quanto para qualquer outra coisa. Escolher o nome de domínio correto deve ser um processo cuidadoso e você deve considerar todas as suas opções antes de escolher um definitivo.

Como escolher um nome de domínio para o seu site (em 4 etapas)

Obviamente, não podemos dizer qual é o nome de domínio certo para o seu site, no entanto, podemos orientá-lo no processo de fazer uma seleção cuidadosa e bem pensada.

Essas não são regras absolutas – os nomes de domínio não são uma ciência (você nunca teria criado o “Google.com” seguindo essas regras!) – mas são ótimas práticas, recomendadas para a maioria dos sites.

Etapa 1: escolha uma ou mais palavras-chave que representem seu site ou negócio

Há muitas maneiras de começar a gerar ideias para um nome de domínio. Você pode simplesmente basear o domínio do seu site no seu próprio nome ou de sua empresa . No entanto, um ingrediente importante de um nome de domínio verdadeiramente eficaz é uma palavra-chave forte.

Usar palavras-chave no seu domínio é relevante pelas mesmas razões de usá-las em seu conteúdo. Os benefícios do SEO podem trazer mais tráfego, ajudando seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de busca . Além disso, as palavras-chave podem ajudar os visitantes em potencial a entender melhor o foco e o nicho do seu site.

Felizmente, o processo de pesquisa de palavras-chave para o seu nome de domínio é o mesmo que encontrar palavras-chave eficientes para outros usos. Você pode usar ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google e o KWFinder para pesquisar termos que tenham um alto volume de pesquisa e (idealmente) baixa concorrência. Lembre-se de que, nesse caso, você está procurando uma palavra-chave que represente seu site e seu conteúdo como um todo.

Etapa 2: use um gerador de nome de domínio para procurar suas opções

Depois de ter algumas opções de palavras-chave, é hora de debater ideias para o seu nome de domínio. Embora você possa fazer isso sem nenhuma ferramenta especial, muitas vezes é difícil, porque você continuará encontrando nomes que já foram usados.

Usar um gerador de nome de domínio, como o Domain Wheel , ajudará a simplificar o processo com o brainstorming para você e garantir que todas as sugestões estejam realmente disponíveis para compra:

Tudo o que você precisa fazer é visitar o site e inserir uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Para ilustrar isso, vamos imaginar que você está começando um blog de conselhos sobre como treinar cães. Para a sua palavra-chave, você escolheu o “treinamento para cachorros”. Inserir esse termo na barra de pesquisa retornará resultado interessantes.

Você observará que existem muitas variações para escolher. Se você não gosta de nenhum deles, pode tentar uma palavra-chave um pouco diferente ou rolar para baixo para ver ideias aleatórias e sugestões de palavras-chave. Orientamos que dedique algum tempo e crie algumas opções sólidas, para que você possa reduzi-las na próxima etapa.

Etapa 3: selecione o melhor nome de domínio com base em alguns critérios simples

Neste ponto, você está pronto para restringir sua lista de finalistas e concluir o processo de escolha de um nome de domínio. Parte desse processo é subjetivo, afinal, é importante escolher um nome de domínio que você goste. No entanto, também existem alguns critérios simples que você pode usar para facilitar a decisão.

Para melhores resultados, você vai querer escolher um nome de domínio que seja:

  • Conciso e claro: Nomes longos e confusos são mais difíceis de lembrar e de digitar.
  • Criativo e memorável: Quanto mais exclusivo você puder tornar seu nome de domínio (mantendo-o claro e conciso), mais memorável será.
  • Fácil de ler e pronunciar. Evite números e caracteres especiais porque eles são confusos quando falados em voz alta.

Por fim, também é importante considerar cuidadosamente o Domínio de Primeiro Nível (TLD) de seu nome de domínio .

Em termos simples, essa é a parte no final – .com , .org , .net e assim por diante. Para muitos sites, .com é a melhor escolha, já que é o que a maioria dos visitantes espera e é mais fácil de lembrar. No entanto, está ficando cada vez mais difícil encontrar nomes de domínio .com de qualidade, e os usuários estão se acostumando com outras extensões. Então, se você realmente acha interessante um nome que não seja .com , vá em frente e compre.

A única coisa a ter cuidado é com os TLDs que se aplicam a uma região específica (como .co.uk ou .ca). 

Etapa 4: registre seu novo nome de domínio

Depois de escolher a combinação certa de nome e TLD com base em palavras-chave, tudo o que você precisa fazer é comprar o nome de domínio. A maneira como você faz isso geralmente depende do provedor de hospedagem que você decide usar.

Geralmente, você pode comprar um nome de domínio durante o processo de inscrição em um plano de hospedagem . Além disso, você pode comprar um domínio separadamente por meio de um registrador ou empresa de hospedagem dedicada. 

Naturalmente, você não precisa obter seu nome de domínio e hospedagem no mesmo local. Se você adquirir um nome de domínio em outro lugar, ainda poderá conectá-lo ao seu site novo ou existente depois disso. Como isso funciona vai depender do host que você escolheu. Você deve verificar a documentação do seu provedor ou pedir ajuda à equipe de suporte ao fazer a transferência.

Considerações finais sobre como escolher um nome de domínio

Aprender a escolher um nome de domínio para o seu site pode parecer intimidador no começo. Afinal, é uma decisão muito importante. No entanto, você descobrirá que com um pouco de pesquisa e as ferramentas certas, o processo é surpreendentemente tranquilo.

Em resumo, para escolher um nome de domínio para o seu site, tudo o que você precisa fazer é seguir estas quatro etapas:

  1. Escolha uma ou mais palavras-chave que representem seu site.
  2. Use um gerador de nome de domínio para procurar suas opções.
  3. Selecione o melhor nome de domínio com base em alguns critérios simples.
  4. Registre seu novo nome de domínio.

Você tem alguma dúvida sobre como escolher um nome de domínio adequado ao seu website? Pergunte-nos na seção de comentários abaixo!

É Bacharel em Administração e Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação. Possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação nos setores público e privado. Divide seu tempo entre trabalho, família, motocicletas, retro games e produzindo conteúdos para o blog da Bravulink.



Comentários

comentário(s)

Top