5 erros comuns em campanhas de Email Marketing

5 erros comuns em campanhas de Email Marketing

5 erros comuns em campanhas de Email Marketing

Segundo as estatísticas, o e-mail marketing tem um ROI mais alto do que qualquer outro canal promocional. No entanto, nem todas as campanhas são eficazes e isso pode ser devido a erros comuns. Aqui está uma lista dos 5 erros comuns em campanhas de Email Marketing, que você deve parar de fazer agora.

Usando uma lista não verificada

As taxas de rejeição de e-mail e as pontuações de spam são métricas realmente importantes quando se trata de e-mail marketing. Se você está enviando um e-mail que nunca chega à caixa de entrada, é ruim, não importa o motivo – pode ser um erro de digitação do endereço de e-mail ou qualquer outra coisa.

Os provedores de serviços de e-mail analisam as taxas de rejeição e, se o seu é alto, é mais provável que seus e-mails sejam filtrados para uma pasta de spam.

Para evitar isso, você deve verificar sua lista de e-mail para garantir que ela inclua apenas endereços ativos. Essa verificação é um processo para garantir que um email enviado não seja devolvido e prejudique a reputação da empresa com provedores de serviços de email.

Há vários verificadores de email, como o SNOVio, uma plataforma de geração de leads com uma ferramenta interna que pode ser usada para verificar emails (mesmo em massa).

Falta de personalização

A personalização é a parte crucial dos emails de qualquer tipo, inclusive os direcionados a públicos frios. De acordo com as estatísticas, as mensagens de e-mail personalizadas melhoram as taxas de cliques em uma média de 14% e conversões em 10%. Além disso, os e-mails com linhas de assunto personalizadas têm 26% mais chances de serem abertos.

Personalização aqui significa que a mensagem deve conter algo relevante para o destinatário. A pessoa deve ser capaz de entender por que ele ou ela recebeu seu e-mail. Para conseguir isso, você deve tentar encontrar algo que você tenha em comum. Pode ser uma pessoa que você conhece ou uma empresa para a qual você trabalhou, uma conferência que você participou ou uma publicação de mídia para a qual você estava contribuindo.

Todas essas informações devem ser usadas para o email. Depois de mencionar o nome da pessoa, é bom descrever tal coisa comum que você encontrou.Essa tática ajudará a partir de um e-mail que se parece com “Olá, não sei seu nome, mas por favor compre meu material” para um formato mais personalizado e, portanto, mais eficaz:

“Fiquei impressionado com sua palestra sobre %Subject% at% Conference%.Seu trabalho é altamente relevante para o que estamos fazendo em% Company%, então achei que você poderia estar interessado % offer here% ”.

Envio de e-mails baseados somente em imagens

Muitos clientes de email bloqueiam automaticamente as imagens por padrão para proteger os usuários contra spam e economizar sua largura de banda. Segundo estudos, 43% dos usuários do Gmail sempre têm imagens bloqueadas . É por isso que você deve pensar em não depender muito de imagens em seu email marketing. Abaixo está uma boa razão para isso.

Se não houver espaço para texto, pelo menos as imagens devem ser seguidas com o texto descritivo para que o destinatário possa entender o conteúdo, mesmo com imagens bloqueadas pelo gerenciador de e-mails do cliente.

Não pensando em conversão

O principal objetivo do e-mail marketing é ser aberto. E a ferramenta mais poderosa para resolver essa tarefa é o assunto. Segundo as estatísticas , 33% dos usuários de e-mail abrem e-mails com base apenas na linha de assunto.

Ele precisa ser realmente convincente para forçar o destinatário a ir mais fundo e abrir sua mensagem. A melhor abordagem para tornar sua linha de assunto realmente eficaz é usar dados públicos. Há um número de pesquisadores que provaram que o assunto não deve ser muito longo – 30 caracteres ou menos dirigem uma taxa de abertura acima da média e são personalizados (eles são 22,2% mais propensos a serem abertos). Não se esqueça também que hoje em dia muitos e-mails são abertos em celulares .

Depois que você tem o destinatário para abrir sua mensagem, o objetivo final ainda não foi alcançado. Para aumentar sua conversão de e-mail, o corpo do e-mail também deve ser otimizado. É uma boa ideia usar a chamada fórmula de e-mail e, é claro, personalização.

Revisar a partir daqui

Por exemplo, depois de usar o nome do destinatário, você pode usar a abordagem Problema-Agitar-Resolver (Problem-Agitate-Solve – PAS) quando declarar o problema que essa pessoa pode estar enfrentando e oferecer sua solução, ou usar uma abordagem de referência mencionando alguns problemas comuns, contatos ou grandes empresas com as quais você trabalhou e só depois passar para descrever sua oferta.

Envio do endereço sem resposta

Muitas empresas usam endereços sem resposta ao enviar um boletim informativo. É um erro. Os usuários devem ter a oportunidade de entrar em contato com uma empresa ou sentirão que sua opinião não é importante. 

Além disso, os números nos dizem que tais endereços ( não responda ou don’t reply ) afetam negativamente a capacidade de entrega . É muito simples – para que os assinantes não possam interagir com a marca, há uma maior probabilidade de seus e-mails serem marcados como spam. Se muitos assinantes o fizerem, os e-mails a seguir provavelmente serão enviados diretamente para spam pelos provedores de serviços de e-mail.

Você tem alguma dúvida sobre como escolher um encontrar um serviço adequado de e-mail marketing ao seu negócio? Pergunte-nos na seção de comentários abaixo!

É Bacharel em Administração e Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação. Possui mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação nos setores público e privado. Divide seu tempo entre trabalho, família, motocicletas, retro games e produzindo conteúdos para o blog da Bravulink.



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