O que é Nginx?

O que é Nginx?

O Apache que tinha estado na vanguarda desde o renascimento da web, está agora a dar espaço para o Nginx. O Nginx está se espalhando em um ritmo acelerado em todo o mundo e muitos servidores estão hoje substituindo o habitual Apache pelo Nginx.

Entenda o que é Nginx

No início do século 21, quando o uso da internet tornou-se mais ativo, as pessoas começaram a lançar mais interesse em servidores web capazes de processar mais pedidos. Mais tarde, o problema C10K acabou por surgir, em outras palavras, o servidor teria que ter capacidade de processar 10 mil clientes ao mesmo tempo. Por isso a necessidade de desenvolver uma melhor tecnologia de gerenciamento de linha de rede I/O foi surgindo de forma a suprir à necessidade do mercado.

O Nginx foi desenvolvido pela primeira vez por um russo chamado Igor Sysoev, em 2002. Depois de dois anos, em 2004, ele fez sua estréia nas formas de servidor HTTP e servidor proxy/IMAP/POP3. Para responder ao problema C10K, o Nginx adotou a estrutura event-driven (assíncrono), que não é uma maneira convencional (como no Apache) de processamento único de cliente em um único segmento.

O método EDA (Event-driven Architecture. Em português, Estrutura Event-Driven) é capaz de lidar com um maior número de clientes com menos recursos, se comparado ao modo convencional (um segmento para cada cliente). No Apache, cada segmento é dedicado a lidar com um único cliente. Assim, haverá muitos casos em que um determinado segmento tem de ser retido, devido aos problemas de I/O.

No Nginx toda a conexão de rede opera em caminho non-blocking. Algumas interfaces de soquete retornam o resultado imediatamente, enquanto outros são bloqueados em certos casos, em outras palavras, com menos CPU o servidor pode ser utilizado de forma mais eficiente.

Uso da tecnologia Nginx

Neste momento temos todos os servidores operando com Nginx e o resultado tem sido muito positivo. Podemos assim oferecer uma melhor hospedagem para todos os seus sites fazendo com que abram visivelmente mais rápidos.

Ative um plano e faça um teste gratuito, sem compromisso: Hospedagem de Sites



Commentários